Sofrimento tem sentido em Cristo: 25 anos de Conselho Pontifício

Sofrimento tem sentido em Cristo: 25 anos de Conselho Pontifício
Leonardo Meira

Arquivo

Dom Zimowski: ''o sentido definitivo do sofrimento humano se revela somente à luz de Jesus Redentor''
O Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde completa 25 anos em 2010. Ao mesmo tempo, chega à 18ª edição o Dia Mundial do Doente.

Uma coletiva de imprensa marcou o lançamento dessas duas importantes datas. O evento aconteceu às 11h30min desta sexta-feira, 5, na Sala João Paulo II, no Vaticano.

Em sua intervenção, o presidente do Pontifício Conselho, Dom Zygmunt Zimowski, sublinhou a referência de Bento XVI à Carta Apostólica Salvifici Doloris em sua Mensagem para o Dia Mundial do Doente deste ano: "Destaca que o sentido definitivo do sofrimento humano se revela somente à luz de Jesus Redentor. 'No mistério de sua Paixão, morte e ressurreição, o sofrimento humano encontra sentido e plenitude de luz'".

Ao lembrar que a Pastoral da Saúde é importante para a medicina, o presidente do dicastério vaticano explica o porquê: "Nem sempre pode trazer a cura física; no entanto, muitas vezes, a simples presença, proximidade, é em si um suporte de ajuda à pessoa que sofre", disse, enfatizando a preocupação eclesial com o mundo da saúde.

De acordo com o bispo, é importante valorizar o papel do capelão. Citando a Mensagem do Papa, Zimowski afirma:

"'O tempo gasto próximo àqueles que sofrem frutificará em graças para todas as outras dimensões da pastoral'. Vejamos que são indicações para interpretar corretamente o mistério e o valor do sofrimento. Uma tarefa árdua, através da qual os padres tem que ir além da simples obrigação da ordem consagrada e se aprofundar na prontidão da observância heroica de todas as exigências da mensagem evangélica que, na vida cotidiana, se mostram bastante exigente mediante o mistério do sofrimento".

Programação

O presidente do Pontifício Conselho lembrou que o Papa Bento XVI presidirá a Santa Missa de encerramento dos eventos que celebram o aniversário do dicastério e o Dia Mundial do Doente na próxima quinta-feira, 11, Memória de Nossa Senhora de Lourdes, na Basílica de São Pedro.

No mesmo dia, chegarão ao Vaticano as relíquias de Santa Bernadette Soubirous. Acontecerá uma procissão com o relicário e a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, que percorrerão a Via della Conciliazione e se destinarão à Praça de São Pedro.

"Também haverá um Simpósio internacional de dois dias, dedicado à Carta Apostólica Salvifici Doloris e ao Motu Proprio Dolentium Hominum, através do qual o Servo de Deus João Paulo II institui esse Conselho", destacou.

Durante o Simpósio, haverá uma mostra de pintura e um concerto de música clássica. De acordo com o purpurado, os inscritos já somam mais de 540 pessoas de 35 países, incluindo trabalhadores de saúde, capelães, médicos, enfermeiros, representantes de associações e outros organismos, bem como alguns pacientes.

Também participaram da coletiva o secretário do Pontifício Conselho, Dom José Redrado, o Bispo de Tarbes e Lourdes, Dom Jacques Perrier, o subsecretário do Pontifício Conselho, Dom Jean-Marie Musivi Mpendawatu, e o vice-presidente nacional da UNITALSI, doutor Salvatore Pagliuca.