Câncer pode ser evitado com atividade física e boa alimentação

05/02/2010 15:51

Da Redação, com INCA

 


Uma alimentação saudável, controlar o peso e a prática de atividade física pode evitar 19% de todos os tipos de câncer, segundo uma pesquisa lançada ontem, 4, pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA).

De acordo com o órgão, a combinação destes três aspectos é capaz de prevenir 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe, 60% dos tumores de esôfago e 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio (camada que recobre o útero internamente).

Os números revelam ainda que poderiam ser evitados 41% dos tumores de estômago, 34% de pâncreas e 37% de cólon e reto (partes do intestino grosso).

No caso específico de 11 tumores, este percentual chega a 30%: boca, faringe, laringe, esôfago, pulmão, estômago, pâncreas, vesícula, fígado, intestino grosso (colorretal); mama, endométrio e rim. Apenas o controle do peso consegue evitar 13% desses tipos de tumores.

A pesquisa chama a atenção para medidas simples que podem adotadas pela população na maioria das regiões brasileiras, como o consumo de água potável, o cuidado com a higiene e a conservação dos alimentos.

Segundo o coordenador do Relatório de Alimentação e Câncer, do Fundo Mundial de Pesquisa Contra o Câncer, que deu origem à publicação brasileira, Geoffrey Cannon, "o câncer é prevenível, nós sabemos como preveni-lo e, para preveni-lo, é necessária uma campanha de nível nacional liderada pelo governo".

"Nenhum país tem recursos humanos e materiais suficientes para tratar todos os casos de câncer. A única solução é a prevenção. E, para isso, é necessário o engajamento do governo, da sociedade civil, das indústrias e da mídia", afirmou Geoffrey.

A pesquisa "Políticas e Ações para Prevenção do Câncer no Brasil: Alimentação, Nutrição e Atividade Física" foi lançada pelo INCA como ação nacional para o Dia Mundial do Câncer, celebrado nesta quinta-feira, 4.